Logo Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)

Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
(PPGCTA)

Mestrado Profissional

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UERJ-ZO é um programa no formato profissional que está voltado a formação de mestres qualificados* para atuarem em pesquisa aplicada por demandas de órgãos do governo ou do setor produtivo; na geração e aplicação de novas metodologias; procedimentos e tecnologias no contexto socioeconômico em que estão inseridos, bem como no desenvolvimento de estratégias para o uso sustentável dos recursos naturais e de gerenciamento de resíduos; promover a formação de recursos humanos competentes, desenvolvendo profissionais aptos a responder às demandas da indústria e da sociedade, pautados na atualização e na inovação tecnológica,  capacitando docentes e novos pesquisadores para atuarem em ciências e tecnologias ambientais, de forma interdisciplinar, incluindo aspectos humanísticos e socioambientais.

O Programa tem por objetivos:

a) pesquisar e desenvolver conhecimentos científicos na área ambiental;

b) propiciar qualificação técnica, criativa e transformadora de profissionais de nível superior para atuarem nas áreas de pesquisa, educação ambiental, desenvolvimento e inovação de ferramentas, produtos e tecnologias voltadas para o monitoramento e saneamento do meio ambiente.

Duração do Curso

O curso de Mestrado terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, além do período máximo de trancamento a que o aluno tem direito.
O período máximo e a forma de trancamento que o aluno terá direito a realizar será de 12 meses, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Público-alvo

O curso destina-se aos portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento reconhecido, validado ou revalidado pelo MEC. O candidato que ainda não tenha concluído o curso de graduação poderá inscrever-se no processo seletivo, sendo certo que deverá, caso aprovado, apresentar, no ato da matrícula o diploma ou a declaração de conclusão de curso de graduação.

Ingresso no Curso

O processo seletivo para ingresso no Mestrado oferece 30 vagas, sendo:

• 20 vagas para os candidatos não optantes pelo sistema de cotas;
  • 10 vagas (por aproximação) para os candidatos optantes pelo sistema de cotas.

Laboratórios

• Confocal – CONFOCAL
  • Grupo de Educação Ambiental - GEA
  • Laboratório de Análise Química e Biológica – LAQB
  • Laboratório de Meio Ambiente e Saúde - LabMAS
  • Laboratório de Pesquisa de Ciências Farmacêuticas – LAPESF
  • Laboratório de Pesquisa em Análises Clínicas - LAPAC
  • Laboratório de Pesquisa em
  • Biotecnologia Ambiental – LPBA
  • Laboratório de Síntese Orgânica - LASO
  • Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais -  LTPNAT
  • Laboratório de Tecnologia em Bioquímica e Microscopia – LTBM
  • Laboratório de Tecnologia em Cultura de Células - LTCC
  • Laboratório de Terapia e Fisiologia Celular e Molecular – LTFCM
  • Laboratório Didático de Biologia, Microscopia e Análises Clínicas – LDBMA
  • Laboratório Didático de Bioquímica – LDBIOQ
  • Laboratório Didático de Biotecnologia - LDBIOTEC
  • Laboratório Didático de Fármacos- Setor Farmacotécnica e Controle de Qualidade - LDF
  • Laboratório Didático de Química Analítica – LDQA
  • Laboratório Didático de Química Geral / Orgânica - LDQGO
  • Laboratórios Integrados de Pesquisa em Bactérias Resistentes aos Antimicrobianos e em Desenvolvimento Galênico – LIPE
  • Microscópio Eletrônico de Transmissão - MET
  • Microscópio Eletrônico de Varredura – MEV
  • Preparo de Amostras – PAM
  • Biotério - BIOTERIO

Linhas de Pesquisa

Trabalha as ferramentas para caracterização da condição ambiental, considerando o impacto ambiental de poluentes ou a influência destes sobre bioindicadores e/ou de pragas e vetores. Estão compreendidos nesta linha de pesquisa: Investigação de sensores e bioindicadores de saúde ambiental; Diagnóstico ambiental da qualidade da água por métodos físico-químicos e biológicos; Toxicologia ambiental; Monitoramento de pragas e vetores; Desenvolvimento de ferramentas educacionais.

Desenvolvimento de novas metodologias para recuperação ambiental. Estão compreendidos nesta linha de pesquisa: Tratamento de efluentes; Reaproveitamento de resíduos e busca de soluções energéticas e tecnológicas ecologicamente sustentáveis; Tecnologias alternativas de produção agrícola e animal; Educação ambiental; Controle de pragas e vetores; Fitorremediação; Biorremediação; Biotransformação.

Coordenação: Profª. DSc. Vanderlaine Amaral de Menezes
Vice: Prof. DSc. Ronaldo Figueiró Portella Pereira
Contato:

Tel.: (21) xxx ramal 4308
E-mail secretaria: pos_ambiental@uerj.br ou pos_ambiental@uezo.edu.br