Sobre o Curso
O curso foi elaborado em consonância com os objetivos propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9394/96 e com a proposta de desenvolvimento educacional do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Além de contribuir para as respostas às demandas sociais, visa, principalmente, à formação de indivíduos capazes de formular e elaborar estudos, projetos ou pesquisas científicas na área de gestão ambiental, bem como outras a ela ligadas, como os que se relacionam às áreas da Microbiologia, Biologia Molecular, Engenharia Genética, Cultura de Células, Cultura de Tecidos, Biossegurança, Bioética, Bioinformática, Bioprospecção, Biodegradação, Biorremediação, Gestão de Qualidade e Processos Biológicos, enfatizando a característica multidisciplinar do curso.
Objetivos
O curso de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ÊNFASE GESTÃO AMBIENTAL da UERJ-ZO visa, principalmente, à formação de indivíduos capazes de formular e elaborar estudos, projetos ou pesquisas científicas na área de Meio Ambiente, bem como outras a ela ligadas, como os que se relacionam às áreas da Legislação Ambiental, Valoração dos Serviços e Recursos Naturais, Conservação da Biodiversidade e dos Ecossistemas, Gestão de Unidades de Conservação, Avaliação da Qualidade da Água, do Ar e do Solo enfatizando a característica multidisciplinar do curso.
Duração e Turno
O curso de Bacharelado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ÊNFASE GESTÃO AMBIENTAL é integralizado em no mínimo 4 (quatro) anos e no máximo 6 (seis) anos, e a prorrogação do prazo de integralização curricular pode ser concedida uma única vez ao discente que, inscrito nas disciplinas e com 50% do currículo finalizado, não conseguir concluir o curso no prazo de 6 (seis) anos por motivo de “força-maior” como uma excepcionalidade do itinerário acadêmico conforme a Deliberação 37/2019 que trata de Rematrícula e Integralização Curricular.
O horário é manhã/tarde.
Perfil Profissional de Conclusão
O curso de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ÊNFASE GESTÃO AMBIENTAL da UERJ-ZO, assumindo as determinações da Lei que regulamenta a profissão e as Diretrizes Curriculares Nacionais, organiza seu processo de formação profissional para que o bacharel em Ciências Biológicas seja um profissional:
I. Generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
II. Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
III. Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
IV. Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; V. Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional; VI. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
V. Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
VI. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
VII. Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
Estrutura do Curso
O Currículo do Curso Superior de Biologia com ênfase em Gestão Ambiental da FCBS está estruturado de modo que as diferentes disciplinas e atividades possibilitem ao aluno o desenvolvimento das competências e habilidades propostas no perfil do egresso. A estrutura curricular do curso está organizada em regime de créditos, composto por disciplinas obrigatórias e eletivas, compreendendo conteúdos básicos, profissionais e específicos.