A Extensão Universitária tem como missão promover o diálogo entre a Universidade e a sociedade, e se expressa a partir de ações específicas que podem ser oferecidas por meio de eventos de interesse coletivo, projetos com objetivos delineados a partir de demandas identificadas em grupos sociais determinados ou setores produtivos além de cursos de extensão a fim de proporcionar o aprofundamento de temas relevantes para a sociedade.

Na Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde – FCBS temos atualmente cerca de 30 projetos ativos e aprovados pelo SIEXT/UERJ que permeiam os diversos cenários sociais, meio ambiente e qualidade de vida, que transitam desde escolas de ensino fundamental a instituições privadas parceiras até a população em geral que está ao redor da instituição. São ações que despertam e beneficiam a comunidade promovendo através da inclusão em projetos, cursos e eventos voltados para diversas áreas, tais como: conscientização e educação ambiental, cidadania, agricultura urbana, saúde humana e da família, segurança alimentar e nutricional, produção, difusão de informações e conhecimentos sociais, troca de saberes, cultura, acolhimento e empoderamento, divulgação científica em extensão, ações educativas, mídias, popularização da ciência e desenvolvimento humano.

Além disso, toda a dinâmica extensionista é divulgada por meio das mídias oficiais do Núcleo de Extensão d FCBS, assim procuramos integrar “espaço/diversos territórios – ação extensionista – sociedade”.

Nosso mail: fcbs.extensao.uerjzo@gmail.com

Instagram: @extensão.uerjzo

- Projetos Aprovados

- Eventos Realizados

Calendário de Eventos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste (SNCT ZO)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste (SNCT ZO) é um evento subordinado ao MCTIC, que acontece em Campo Grande, na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro. Mais que um evento de Ciência e Tecnologia, a SNCT ZO proporciona ao público o contato com diversas instituições locais, além de apresentações culturais e serviços a sociedade.

Link do evento: https://snctzo.wixsite.com/snctzo

Eventos Vigentes

  • Professora Sabrina Dias (departamento de Farmácia) e seus discentes participaram da Uerj sem Muros.
Parabéns professora!

@seg.alimentar.uerj
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
  • @uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
  • Nós do projeto @educaparasaude estivemos no Colégio Pedro II, campus Tijuca, em uma ação de extensão com as crianças de todas as turmas do primeiro segmento do ensino fundamental

A utilização de estratégias lúdicas favorece a construção do conhecimento com as crianças

Sigamos e que venham outros encontros como esse!

EXTENSÃO EM MOVIMENTO!

@cp2oficial

@uerjzonaoeste

@extensao.uerjzo

@depext.uerj

@comuns.uerj

@uerj.oficial

@fcbsuerjzo
  • IMPORTANTE!!!!!

Formulário de inscrição de atividades -- https://forms.gle/MmfSrMJNmvZajL9m7 
Formulário de apresentações culturais -- https://forms.gle/jnykrFQmN7Froe8C9 

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
  • Os professores André Rodrigues (coordenador) e Anderson Moraes publicaram aspectos do projeto de extensão que desenvolvem no Quilombo Dona Bilina em um capítulo da presente obra, que acaba de ser lançada.  É a extensão da FCEE frutificando.
  • AFRICANIDADES

Este será primeiro evento da “REDE SOLIDÁRIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO” DA UERJ-ZO.
No dia 19 de setembro passaremos o dia discutindo a influência da cultura, ciência, hábitos e mitos africanos que influenciaram na construção da sociedade brasileira. Desta forma esperamos desmistificar o pré-conceito em relação as tradições africanas.
A iniciativa pretende apresentar a potência do conhecimento daquele continente acumulado ao longo dos séculos, e para tanto teremos um circuito de atividades que envolverá convidados externos e integrantes de 7 (sete) projetos que compõe a rede solidária de Extensão.
Será um evento EXCLUSIVO E RESTRITO para os estudantes do Colégio Mario Quintana. 
Sigamos com nossa Extensão Universitária em Movimento!

 Os projetos envolvidos são:
Respeito é bom, e eu gosto! (Coordenação Carmelinda Afonso)
Recado Farmacêutico (Coordenação Barbara Lorca) @recado_farmaceutico 
Cosmética em fatos (Coordenação Barbara Lorca) @cosmeticos.emfatos 
Educação para Saúde em Escolas (Coordenação Bárbara Lorca) @educaparasaude 
Segurança Alimentar (Coordenação Sabrina Dias) @seg.alimentar.uerj
 Homeopatia na dependência química (Coordenação Vania Bucco) @homeopatia.farmacia 
FarmáciaCast (Coordenação Alessandra Micherla )
@extensaoecultura.uerj

@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@cbi.uerj
@comuns.uerj
@depbio_uerjzo
@ciep225marioquintana
  • A Portaria Nº 2.446 de 2014 redefiniu a Política Nacional de Promoção da Saúde, enfatizando o diálogo e a cooperação entre diferentes esferas. O Projeto Saúde em Cores da UERJ-ZO, coordenado pela professora Catharina Eccard está comprometido em informar nossa comunidade sobre questões de saúde pública, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

📆 Não perca! No dia 13/09, nosso evento abordará o TEA conforme definido no DSM-V, destacando os desafios enfrentados pelas famílias. Destacamos a importância do suporte profissional e institucional para lidar com essas dificuldades.

🤝 Convidamos todos a participarem! O evento ocorrerá no Auditório Daniel, localizado no segundo andar do prédio I de nossa instituição. Junte-se a nós nesta importante discussão.

#UERJ 
#UERJZonaOeste 
#SaúdeEmCores
@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@catharinaeccard
  • OI GALERINHA
VAMOS FALAR DE CANNABINÓIDES OUTRA VEZ????

Na Roda de conversa "A importância dos cannabinoides para a profissão farmacêutica"

Agora contaremos com a presença da Conselheira do CRF-RJ , Dra Talita Gomes @dratalita.barbosa e com o Secretário geral do @crf.rj , Dr Marcelo Medicinal

Compareçam!!!

@crf.rj

@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo

@comuns.uerj
@uerjzonaoeste
@atleticauerjzo

#farmacia
#cannabinoides
#farmaceutico
  • @uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@sebrae
  • Última aula do Curso de Extensão Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, em Pedra de Guaratiba, no Teatro de Bolso Waldir Onofre.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@guaratibano01
  • As inscrições para a Semana Acadêmica da Naval estão abertas! A SEANAV é evento anual promovido pelo Curso de Tecnologia em Construção Naval da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus UERJ-Zona Oeste.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/XkBXLPMTqVU1b6pM9

#UERJ
#uerj2023 
#SEANAV 
#ConstruçãoNaval 
#engenharia 
#TrocaDeExperiências
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
  • Wagner Sales entrevista : Prof. Dr. Anderson Moraes de Castro e Silva. Professor adjunto da UERJ, tem doutorado em Ciência Sociais e especialista no tema. Ele se dedica a estudo do sistema de justiça criminal brasileiro com ênfase sobre o sistema penitenciário; estuda, ainda, a temática da Propriedade Intelectual nas periferias.
Tema da entrevista : O sistema penitenciário brasileiro, uma contradição à lei penal brasileira e aos direitos humanos?

https://www.youtube.com/live/a2BT7IVwoN0?si=cv7_FhSCZmT1hKuN

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@guaratibano01
  • Sustentabilidade aplicada a produção de energia com ênfase em placas fotovoltaicas.

Aluno da UERJ-ZO/ FCEE,vamos mostrar a nossa união curtindo o vídeo e compartilhando.

Segue o link: https://youtu.be/5MfuYqH-8jc?si=qExdfDLunUHiNJF5

A sustentabilidade ambiental pode ser aplicada em diversos ramos, um deles é na geração de energia. Sem dúvida que a geração de energia convencional prejudica demasiadamente o meio ambiente. Talvez por falta de conhecimento das novas técnicas ou pelo método antigo já enraizado. O objetivo deste trabalho é exemplificar a aplicação da sustentabilidade na produção de energia. Sendo abordados tópicos essenciais como: o surgimento da sustentabilidade no mundo, tipos de sustentabilidade, conferências mundiais sobre sustentabilidade ambiental, estratégias sustentáveis aplicadas a Engenharia, dentre outros. Contudo, o foco principal é voltado para as placas fotovoltaicas. Desta forma, foi elaborado um estudo de caso referente ao sistema de energia solar On Grid aplicado em uma residência. Seguiu-se todas as normas e regulamentos técnicos para efetuar a instalação da placa fotovoltaica buscando sempre uma linguagem clara e a demonstração da efetividade do sistema de energia solar. Com isso, a demonstração dos benefícios e das vantagens do uso das placas foi levado em consideração, para expor aos leitores o quão importante se tornou investir neste meio sustentável. Visando sempre a rentabilidade econômica em conjunto com a sustentabilidade ambiental.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
  • Aluna da UERJ-ZO/ FCEE,vamos mostrar a nossa união curtindo o vídeo e compartilhando.
Segue o link: https://youtu.be/McXblEHQMK0?si=KvJEywgCj5U-aLrV

A Baía de Sepetiba ocupa uma área com grandes recursos naturais e alta viabilidade para empreendimentos relacionados ao beneficiamento e transporte de minérios. Diante desse cenário na região, desde meados do século passado, os investimentos no setor de mineração vêm aumentando. Atualmente, existem mais de cem empresas do setor que geram minérios e metais residuais, além disso, o tráfego marítimo é intenso na região, levando a consequências ambientais devastadoras na bacia hidrográfica, como a redução da Mata Atlântica, o aterro de grandes áreas de manguezais, o lançamento de rejeitos, contaminação da água, redução severa da área de pesca, contaminação da fauna e da flora. Nesse contexto e com o objetivo de avaliar o atual avanço da contaminação na região, a presente pesquisa analisou o teor de metais nas areias das praias pertencentes às três cidades que margeiam a Baía: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. No estudo foram selecionadas 9 praias e duas áreas consideradas como fontes de contaminação (área de Itaguaí que compreende a Ilha da Madeira e a da Ilha Guaíba). Através da técnica de Fluorescência de Raios X por dispersão de energia (EDXRF) foram quantificados os teores de metais presentes nas areias das praias da região. Os resultados mostraram um aumento significativo dos teores de Fe, causado principalmente pelas fontes contaminantes da região que transportam e escoam minérios de ferro. De forma geral, todos os resultados obtidos por FRX revelaram que a contaminação por metais não é uniforme na Baía de Sepetiba e não foi possível encontrar uma relação visível que relacione a contaminação por metais com a distância que existe até as fontes contaminantes. O trabalho realizado permitiu avaliar quantitativamente o estado atual da contaminação na Baia de Sepetiba e demonstrou a eficiência do uso da técnica de EDXRF para monitorar o possível crescimento desta problemática, de forma a estabelecer um possível plano de recuperação.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
  • Wagner Sales entrevista : Prof. Dr. Anderson Moraes de Castro e Silva. Professor adjunto da UERJ, tem doutorado em Ciência Sociais e especialista no tema. Ele se dedica a estudo do sistema de justiça criminal brasileiro com ênfase sobre o sistema penitenciário; estuda, ainda, a temática da Propriedade Intelectual nas periferias.
Tema da entrevista : O sistema penitenciário brasileiro, uma contradição à lei penal brasileira e aos direitos humanos?

Segue o link: 

https://www.youtube.com/live/a2BT7IVwoN0?si=V3NYjSUgRbY7_CbX

@uerjzonaoeste
Professora Sabrina Dias (departamento de Farmácia) e seus discentes participaram da Uerj sem Muros.
Parabéns professora!

@seg.alimentar.uerj
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
Professora Sabrina Dias (departamento de Farmácia) e seus discentes participaram da Uerj sem Muros.
Parabéns professora!

@seg.alimentar.uerj
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
Professora Sabrina Dias (departamento de Farmácia) e seus discentes participaram da Uerj sem Muros. Parabéns professora! @seg.alimentar.uerj @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo
15 horas ago
View on Instagram |
1/15
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo
3 dias ago
View on Instagram |
2/15
Nós do projeto @educaparasaude estivemos no Colégio Pedro II, campus Tijuca, em uma ação de extensão com as crianças de todas as turmas do primeiro segmento do ensino fundamental

A utilização de estratégias lúdicas favorece a construção do conhecimento com as crianças

Sigamos e que venham outros encontros como esse!

EXTENSÃO EM MOVIMENTO!

@cp2oficial

@uerjzonaoeste

@extensao.uerjzo

@depext.uerj

@comuns.uerj

@uerj.oficial

@fcbsuerjzo
Nós do projeto @educaparasaude estivemos no Colégio Pedro II, campus Tijuca, em uma ação de extensão com as crianças de todas as turmas do primeiro segmento do ensino fundamental

A utilização de estratégias lúdicas favorece a construção do conhecimento com as crianças

Sigamos e que venham outros encontros como esse!

EXTENSÃO EM MOVIMENTO!

@cp2oficial

@uerjzonaoeste

@extensao.uerjzo

@depext.uerj

@comuns.uerj

@uerj.oficial

@fcbsuerjzo
Nós do projeto @educaparasaude estivemos no Colégio Pedro II, campus Tijuca, em uma ação de extensão com as crianças de todas as turmas do primeiro segmento do ensino fundamental

A utilização de estratégias lúdicas favorece a construção do conhecimento com as crianças

Sigamos e que venham outros encontros como esse!

EXTENSÃO EM MOVIMENTO!

@cp2oficial

@uerjzonaoeste

@extensao.uerjzo

@depext.uerj

@comuns.uerj

@uerj.oficial

@fcbsuerjzo
Nós do projeto @educaparasaude estivemos no Colégio Pedro II, campus Tijuca, em uma ação de extensão com as crianças de todas as turmas do primeiro segmento do ensino fundamental A utilização de estratégias lúdicas favorece a construção do conhecimento com as crianças Sigamos e que venham outros encontros como esse! EXTENSÃO EM MOVIMENTO! @cp2oficial @uerjzonaoeste @extensao.uerjzo @depext.uerj @comuns.uerj @uerj.oficial @fcbsuerjzo
1 semana ago
View on Instagram |
3/15
IMPORTANTE!!!!!

Formulário de inscrição de atividades -- https://forms.gle/MmfSrMJNmvZajL9m7 
Formulário de apresentações culturais -- https://forms.gle/jnykrFQmN7Froe8C9 

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
IMPORTANTE!!!!! Formulário de inscrição de atividades -- https://forms.gle/MmfSrMJNmvZajL9m7 Formulário de apresentações culturais -- https://forms.gle/jnykrFQmN7Froe8C9 @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo
1 semana ago
View on Instagram |
4/15
Os professores André Rodrigues (coordenador) e Anderson Moraes publicaram aspectos do projeto de extensão que desenvolvem no Quilombo Dona Bilina em um capítulo da presente obra, que acaba de ser lançada.  É a extensão da FCEE frutificando.
Os professores André Rodrigues (coordenador) e Anderson Moraes publicaram aspectos do projeto de extensão que desenvolvem no Quilombo Dona Bilina em um capítulo da presente obra, que acaba de ser lançada. É a extensão da FCEE frutificando.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/15
AFRICANIDADES

Este será primeiro evento da “REDE SOLIDÁRIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO” DA UERJ-ZO.
No dia 19 de setembro passaremos o dia discutindo a influência da cultura, ciência, hábitos e mitos africanos que influenciaram na construção da sociedade brasileira. Desta forma esperamos desmistificar o pré-conceito em relação as tradições africanas.
A iniciativa pretende apresentar a potência do conhecimento daquele continente acumulado ao longo dos séculos, e para tanto teremos um circuito de atividades que envolverá convidados externos e integrantes de 7 (sete) projetos que compõe a rede solidária de Extensão.
Será um evento EXCLUSIVO E RESTRITO para os estudantes do Colégio Mario Quintana. 
Sigamos com nossa Extensão Universitária em Movimento!

 Os projetos envolvidos são:
Respeito é bom, e eu gosto! (Coordenação Carmelinda Afonso)
Recado Farmacêutico (Coordenação Barbara Lorca) @recado_farmaceutico 
Cosmética em fatos (Coordenação Barbara Lorca) @cosmeticos.emfatos 
Educação para Saúde em Escolas (Coordenação Bárbara Lorca) @educaparasaude 
Segurança Alimentar (Coordenação Sabrina Dias) @seg.alimentar.uerj
 Homeopatia na dependência química (Coordenação Vania Bucco) @homeopatia.farmacia 
FarmáciaCast (Coordenação Alessandra Micherla )
@extensaoecultura.uerj

@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@cbi.uerj
@comuns.uerj
@depbio_uerjzo
@ciep225marioquintana
AFRICANIDADES

Este será primeiro evento da “REDE SOLIDÁRIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO” DA UERJ-ZO.
No dia 19 de setembro passaremos o dia discutindo a influência da cultura, ciência, hábitos e mitos africanos que influenciaram na construção da sociedade brasileira. Desta forma esperamos desmistificar o pré-conceito em relação as tradições africanas.
A iniciativa pretende apresentar a potência do conhecimento daquele continente acumulado ao longo dos séculos, e para tanto teremos um circuito de atividades que envolverá convidados externos e integrantes de 7 (sete) projetos que compõe a rede solidária de Extensão.
Será um evento EXCLUSIVO E RESTRITO para os estudantes do Colégio Mario Quintana. 
Sigamos com nossa Extensão Universitária em Movimento!

 Os projetos envolvidos são:
Respeito é bom, e eu gosto! (Coordenação Carmelinda Afonso)
Recado Farmacêutico (Coordenação Barbara Lorca) @recado_farmaceutico 
Cosmética em fatos (Coordenação Barbara Lorca) @cosmeticos.emfatos 
Educação para Saúde em Escolas (Coordenação Bárbara Lorca) @educaparasaude 
Segurança Alimentar (Coordenação Sabrina Dias) @seg.alimentar.uerj
 Homeopatia na dependência química (Coordenação Vania Bucco) @homeopatia.farmacia 
FarmáciaCast (Coordenação Alessandra Micherla )
@extensaoecultura.uerj

@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@cbi.uerj
@comuns.uerj
@depbio_uerjzo
@ciep225marioquintana
AFRICANIDADES Este será primeiro evento da “REDE SOLIDÁRIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO” DA UERJ-ZO. No dia 19 de setembro passaremos o dia discutindo a influência da cultura, ciência, hábitos e mitos africanos que influenciaram na construção da sociedade brasileira. Desta forma esperamos desmistificar o pré-conceito em relação as tradições africanas. A iniciativa pretende apresentar a potência do conhecimento daquele continente acumulado ao longo dos séculos, e para tanto teremos um circuito de atividades que envolverá convidados externos e integrantes de 7 (sete) projetos que compõe a rede solidária de Extensão. Será um evento EXCLUSIVO E RESTRITO para os estudantes do Colégio Mario Quintana. Sigamos com nossa Extensão Universitária em Movimento! Os projetos envolvidos são: Respeito é bom, e eu gosto! (Coordenação Carmelinda Afonso) Recado Farmacêutico (Coordenação Barbara Lorca) @recado_farmaceutico Cosmética em fatos (Coordenação Barbara Lorca) @cosmeticos.emfatos Educação para Saúde em Escolas (Coordenação Bárbara Lorca) @educaparasaude Segurança Alimentar (Coordenação Sabrina Dias) @seg.alimentar.uerj Homeopatia na dependência química (Coordenação Vania Bucco) @homeopatia.farmacia FarmáciaCast (Coordenação Alessandra Micherla ) @extensaoecultura.uerj @depext.uerj @uerjzonaoeste @uerj.oficial @extensao.uerjzo @cbi.uerj @comuns.uerj @depbio_uerjzo @ciep225marioquintana
3 semanas ago
View on Instagram |
6/15
A Portaria Nº 2.446 de 2014 redefiniu a Política Nacional de Promoção da Saúde, enfatizando o diálogo e a cooperação entre diferentes esferas. O Projeto Saúde em Cores da UERJ-ZO, coordenado pela professora Catharina Eccard está comprometido em informar nossa comunidade sobre questões de saúde pública, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

📆 Não perca! No dia 13/09, nosso evento abordará o TEA conforme definido no DSM-V, destacando os desafios enfrentados pelas famílias. Destacamos a importância do suporte profissional e institucional para lidar com essas dificuldades.

🤝 Convidamos todos a participarem! O evento ocorrerá no Auditório Daniel, localizado no segundo andar do prédio I de nossa instituição. Junte-se a nós nesta importante discussão.

#UERJ 
#UERJZonaOeste 
#SaúdeEmCores
@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@catharinaeccard
A Portaria Nº 2.446 de 2014 redefiniu a Política Nacional de Promoção da Saúde, enfatizando o diálogo e a cooperação entre diferentes esferas. O Projeto Saúde em Cores da UERJ-ZO, coordenado pela professora Catharina Eccard está comprometido em informar nossa comunidade sobre questões de saúde pública, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 📆 Não perca! No dia 13/09, nosso evento abordará o TEA conforme definido no DSM-V, destacando os desafios enfrentados pelas famílias. Destacamos a importância do suporte profissional e institucional para lidar com essas dificuldades. 🤝 Convidamos todos a participarem! O evento ocorrerá no Auditório Daniel, localizado no segundo andar do prédio I de nossa instituição. Junte-se a nós nesta importante discussão. #UERJ #UERJZonaOeste #SaúdeEmCores @depext.uerj @uerjzonaoeste @uerj.oficial @extensao.uerjzo @catharinaeccard
3 semanas ago
View on Instagram |
7/15
OI GALERINHA
VAMOS FALAR DE CANNABINÓIDES OUTRA VEZ????

Na Roda de conversa "A importância dos cannabinoides para a profissão farmacêutica"

Agora contaremos com a presença da Conselheira do CRF-RJ , Dra Talita Gomes @dratalita.barbosa e com o Secretário geral do @crf.rj , Dr Marcelo Medicinal

Compareçam!!!

@crf.rj

@depext.uerj
@uerjzonaoeste
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo

@comuns.uerj
@uerjzonaoeste
@atleticauerjzo

#farmacia
#cannabinoides
#farmaceutico
OI GALERINHA VAMOS FALAR DE CANNABINÓIDES OUTRA VEZ???? Na Roda de conversa "A importância dos cannabinoides para a profissão farmacêutica" Agora contaremos com a presença da Conselheira do CRF-RJ , Dra Talita Gomes @dratalita.barbosa e com o Secretário geral do @crf.rj , Dr Marcelo Medicinal Compareçam!!! @crf.rj @depext.uerj @uerjzonaoeste @uerj.oficial @extensao.uerjzo @comuns.uerj @uerjzonaoeste @atleticauerjzo #farmacia #cannabinoides #farmaceutico
3 semanas ago
View on Instagram |
8/15
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@sebrae
@uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo @sebrae
3 semanas ago
View on Instagram |
9/15
Última aula do Curso de Extensão Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, em Pedra de Guaratiba, no Teatro de Bolso Waldir Onofre.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@guaratibano01
Última aula do Curso de Extensão Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, em Pedra de Guaratiba, no Teatro de Bolso Waldir Onofre.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@guaratibano01
Última aula do Curso de Extensão Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, em Pedra de Guaratiba, no Teatro de Bolso Waldir Onofre.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@guaratibano01
Última aula do Curso de Extensão Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, em Pedra de Guaratiba, no Teatro de Bolso Waldir Onofre. @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo @guaratibano01
3 semanas ago
View on Instagram |
10/15
As inscrições para a Semana Acadêmica da Naval estão abertas! A SEANAV é evento anual promovido pelo Curso de Tecnologia em Construção Naval da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus UERJ-Zona Oeste.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/XkBXLPMTqVU1b6pM9

#UERJ
#uerj2023 
#SEANAV 
#ConstruçãoNaval 
#engenharia 
#TrocaDeExperiências
@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
As inscrições para a Semana Acadêmica da Naval estão abertas! A SEANAV é evento anual promovido pelo Curso de Tecnologia em Construção Naval da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus UERJ-Zona Oeste. Inscrições pelo link: https://forms.gle/XkBXLPMTqVU1b6pM9 #UERJ #uerj2023 #SEANAV #ConstruçãoNaval #engenharia #TrocaDeExperiências @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo
3 semanas ago
View on Instagram |
11/15
Wagner Sales entrevista : Prof. Dr. Anderson Moraes de Castro e Silva. Professor adjunto da UERJ, tem doutorado em Ciência Sociais e especialista no tema. Ele se dedica a estudo do sistema de justiça criminal brasileiro com ênfase sobre o sistema penitenciário; estuda, ainda, a temática da Propriedade Intelectual nas periferias.
Tema da entrevista : O sistema penitenciário brasileiro, uma contradição à lei penal brasileira e aos direitos humanos?

https://www.youtube.com/live/a2BT7IVwoN0?si=cv7_FhSCZmT1hKuN

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
@guaratibano01
Wagner Sales entrevista : Prof. Dr. Anderson Moraes de Castro e Silva. Professor adjunto da UERJ, tem doutorado em Ciência Sociais e especialista no tema. Ele se dedica a estudo do sistema de justiça criminal brasileiro com ênfase sobre o sistema penitenciário; estuda, ainda, a temática da Propriedade Intelectual nas periferias. Tema da entrevista : O sistema penitenciário brasileiro, uma contradição à lei penal brasileira e aos direitos humanos? https://www.youtube.com/live/a2BT7IVwoN0?si=cv7_FhSCZmT1hKuN @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo @guaratibano01
3 semanas ago
View on Instagram |
12/15
Sustentabilidade aplicada a produção de energia com ênfase em placas fotovoltaicas.

Aluno da UERJ-ZO/ FCEE,vamos mostrar a nossa união curtindo o vídeo e compartilhando.

Segue o link: https://youtu.be/5MfuYqH-8jc?si=qExdfDLunUHiNJF5

A sustentabilidade ambiental pode ser aplicada em diversos ramos, um deles é na geração de energia. Sem dúvida que a geração de energia convencional prejudica demasiadamente o meio ambiente. Talvez por falta de conhecimento das novas técnicas ou pelo método antigo já enraizado. O objetivo deste trabalho é exemplificar a aplicação da sustentabilidade na produção de energia. Sendo abordados tópicos essenciais como: o surgimento da sustentabilidade no mundo, tipos de sustentabilidade, conferências mundiais sobre sustentabilidade ambiental, estratégias sustentáveis aplicadas a Engenharia, dentre outros. Contudo, o foco principal é voltado para as placas fotovoltaicas. Desta forma, foi elaborado um estudo de caso referente ao sistema de energia solar On Grid aplicado em uma residência. Seguiu-se todas as normas e regulamentos técnicos para efetuar a instalação da placa fotovoltaica buscando sempre uma linguagem clara e a demonstração da efetividade do sistema de energia solar. Com isso, a demonstração dos benefícios e das vantagens do uso das placas foi levado em consideração, para expor aos leitores o quão importante se tornou investir neste meio sustentável. Visando sempre a rentabilidade econômica em conjunto com a sustentabilidade ambiental.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
Sustentabilidade aplicada a produção de energia com ênfase em placas fotovoltaicas. Aluno da UERJ-ZO/ FCEE,vamos mostrar a nossa união curtindo o vídeo e compartilhando. Segue o link: https://youtu.be/5MfuYqH-8jc?si=qExdfDLunUHiNJF5 A sustentabilidade ambiental pode ser aplicada em diversos ramos, um deles é na geração de energia. Sem dúvida que a geração de energia convencional prejudica demasiadamente o meio ambiente. Talvez por falta de conhecimento das novas técnicas ou pelo método antigo já enraizado. O objetivo deste trabalho é exemplificar a aplicação da sustentabilidade na produção de energia. Sendo abordados tópicos essenciais como: o surgimento da sustentabilidade no mundo, tipos de sustentabilidade, conferências mundiais sobre sustentabilidade ambiental, estratégias sustentáveis aplicadas a Engenharia, dentre outros. Contudo, o foco principal é voltado para as placas fotovoltaicas. Desta forma, foi elaborado um estudo de caso referente ao sistema de energia solar On Grid aplicado em uma residência. Seguiu-se todas as normas e regulamentos técnicos para efetuar a instalação da placa fotovoltaica buscando sempre uma linguagem clara e a demonstração da efetividade do sistema de energia solar. Com isso, a demonstração dos benefícios e das vantagens do uso das placas foi levado em consideração, para expor aos leitores o quão importante se tornou investir neste meio sustentável. Visando sempre a rentabilidade econômica em conjunto com a sustentabilidade ambiental. @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo
4 semanas ago
View on Instagram |
13/15
Aluna da UERJ-ZO/ FCEE,vamos mostrar a nossa união curtindo o vídeo e compartilhando.
Segue o link: https://youtu.be/McXblEHQMK0?si=KvJEywgCj5U-aLrV

A Baía de Sepetiba ocupa uma área com grandes recursos naturais e alta viabilidade para empreendimentos relacionados ao beneficiamento e transporte de minérios. Diante desse cenário na região, desde meados do século passado, os investimentos no setor de mineração vêm aumentando. Atualmente, existem mais de cem empresas do setor que geram minérios e metais residuais, além disso, o tráfego marítimo é intenso na região, levando a consequências ambientais devastadoras na bacia hidrográfica, como a redução da Mata Atlântica, o aterro de grandes áreas de manguezais, o lançamento de rejeitos, contaminação da água, redução severa da área de pesca, contaminação da fauna e da flora. Nesse contexto e com o objetivo de avaliar o atual avanço da contaminação na região, a presente pesquisa analisou o teor de metais nas areias das praias pertencentes às três cidades que margeiam a Baía: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. No estudo foram selecionadas 9 praias e duas áreas consideradas como fontes de contaminação (área de Itaguaí que compreende a Ilha da Madeira e a da Ilha Guaíba). Através da técnica de Fluorescência de Raios X por dispersão de energia (EDXRF) foram quantificados os teores de metais presentes nas areias das praias da região. Os resultados mostraram um aumento significativo dos teores de Fe, causado principalmente pelas fontes contaminantes da região que transportam e escoam minérios de ferro. De forma geral, todos os resultados obtidos por FRX revelaram que a contaminação por metais não é uniforme na Baía de Sepetiba e não foi possível encontrar uma relação visível que relacione a contaminação por metais com a distância que existe até as fontes contaminantes. O trabalho realizado permitiu avaliar quantitativamente o estado atual da contaminação na Baia de Sepetiba e demonstrou a eficiência do uso da técnica de EDXRF para monitorar o possível crescimento desta problemática, de forma a estabelecer um possível plano de recuperação.

@uerjzonaoeste
@depext.uerj
@uerj.oficial
@extensao.uerjzo
Aluna da UERJ-ZO/ FCEE,vamos mostrar a nossa união curtindo o vídeo e compartilhando. Segue o link: https://youtu.be/McXblEHQMK0?si=KvJEywgCj5U-aLrV A Baía de Sepetiba ocupa uma área com grandes recursos naturais e alta viabilidade para empreendimentos relacionados ao beneficiamento e transporte de minérios. Diante desse cenário na região, desde meados do século passado, os investimentos no setor de mineração vêm aumentando. Atualmente, existem mais de cem empresas do setor que geram minérios e metais residuais, além disso, o tráfego marítimo é intenso na região, levando a consequências ambientais devastadoras na bacia hidrográfica, como a redução da Mata Atlântica, o aterro de grandes áreas de manguezais, o lançamento de rejeitos, contaminação da água, redução severa da área de pesca, contaminação da fauna e da flora. Nesse contexto e com o objetivo de avaliar o atual avanço da contaminação na região, a presente pesquisa analisou o teor de metais nas areias das praias pertencentes às três cidades que margeiam a Baía: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. No estudo foram selecionadas 9 praias e duas áreas consideradas como fontes de contaminação (área de Itaguaí que compreende a Ilha da Madeira e a da Ilha Guaíba). Através da técnica de Fluorescência de Raios X por dispersão de energia (EDXRF) foram quantificados os teores de metais presentes nas areias das praias da região. Os resultados mostraram um aumento significativo dos teores de Fe, causado principalmente pelas fontes contaminantes da região que transportam e escoam minérios de ferro. De forma geral, todos os resultados obtidos por FRX revelaram que a contaminação por metais não é uniforme na Baía de Sepetiba e não foi possível encontrar uma relação visível que relacione a contaminação por metais com a distância que existe até as fontes contaminantes. O trabalho realizado permitiu avaliar quantitativamente o estado atual da contaminação na Baia de Sepetiba e demonstrou a eficiência do uso da técnica de EDXRF para monitorar o possível crescimento desta problemática, de forma a estabelecer um possível plano de recuperação. @uerjzonaoeste @depext.uerj @uerj.oficial @extensao.uerjzo
4 semanas ago
View on Instagram |
14/15
Wagner Sales entrevista : Prof. Dr. Anderson Moraes de Castro e Silva. Professor adjunto da UERJ, tem doutorado em Ciência Sociais e especialista no tema. Ele se dedica a estudo do sistema de justiça criminal brasileiro com ênfase sobre o sistema penitenciário; estuda, ainda, a temática da Propriedade Intelectual nas periferias.
Tema da entrevista : O sistema penitenciário brasileiro, uma contradição à lei penal brasileira e aos direitos humanos?

Segue o link: 

https://www.youtube.com/live/a2BT7IVwoN0?si=V3NYjSUgRbY7_CbX

@uerjzonaoeste
Wagner Sales entrevista : Prof. Dr. Anderson Moraes de Castro e Silva. Professor adjunto da UERJ, tem doutorado em Ciência Sociais e especialista no tema. Ele se dedica a estudo do sistema de justiça criminal brasileiro com ênfase sobre o sistema penitenciário; estuda, ainda, a temática da Propriedade Intelectual nas periferias. Tema da entrevista : O sistema penitenciário brasileiro, uma contradição à lei penal brasileira e aos direitos humanos? Segue o link: https://www.youtube.com/live/a2BT7IVwoN0?si=V3NYjSUgRbY7_CbX @uerjzonaoeste
4 semanas ago
View on Instagram |
15/15