Incorporada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro em março de 2022, a antiga Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) ganha oficialmente o status de “Campus UERJ Zona Oeste (UERJ-ZO)”. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da UERJ (CONSUN), que também ratificou a criação de duas unidades acadêmicas no local: a Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde (FCBS) e a Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE). Elas englobam os 13 cursos de graduação e os 4 de pós-graduação que já existiam anteriormente.

A nova estrutura de funcionamento segue a orientação estabelecida pela Reitoria no Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 41 e aprovada pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CSEPE). O processo de adaptação foi previsto na norma sobre a incorporação (Lei 9.602/22), que determinou não só a manutenção da quantidade de cursos e vagas, como também a elaboração de um plano de desenvolvimento institucional prevendo a expansão da oferta de ensino superior na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A FCBS ficará vinculada ao Centro Biomédico, abrigando as seguintes carreiras: Ciências Biológicas (Biotecnologia e Produção/Gestão Ambiental); Tecnologia em Biotecnologia; Farmácia; e Tecnologia em Produção de Fármacos. Estão incluídos na unidade ainda o mestrado e o doutorado em Biomedicina Translacional (BIOTRANS) e o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Já a FCEE, ligada ao Centro de Tecnologia e Ciências, reune: Ciência da Computação; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia de Materiais; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Produção; Tecnologia em Processos Metalúrgicos; Tecnologia em Polímeros; e Tecnologia em Construção Naval, além do mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais.

Atualmente, aguardamos a transferência das Unidades Acadêmicas, faculdades FCBS e FCEE, para o prédio localizado na Rua Eng. Trindade em Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ.

Missão

Contribuir para a construção e a disseminação do conhecimento, capacitando o cidadão para a transformação dos meios social e profissional, baseando-se em princípios de igualdade e pluralidade.